fbpx

Alimentação antes de uma cirurgia plástica

Alimentação antes de uma cirurgia plástica

Você sabia que é necessário se alimentar bem antes de uma cirurgia plástica? Então saiba os riscos de uma má alimentação.

Muitas pessoas acham que antes de fazer uma cirurgia plástica, não precisam se preocupar com nada, tem até quem exagera na comida por ansiedade, ou até mesmo porque irá ficar um longo tempo sem atacar algumas delicias. Mas o que a sociedade não sabe, é que é necessário fazer uma dieta antes do procedimento cirúrgico para garantir sua saúde… Antes, durante e depois da cirurgia.

A alimentação correta deve começar um mês antes da cirurgia, sendo balanceada, pobre em açúcar, produtos industrializados e gorduras saturadas. Lembrando que é preciso se alimentar, pois o sistema imunológico deve estar bom, caso contrário a recuperação e a cicatrização não serão satisfatórias.

Os alimentos ricos em proteínas (carnes magras e peixes) são ótimos aliados na recuperação dos tecidos e cicatrização, pois auxiliam na produção do colágeno que irá formar as fibras que dão sustentação à pele.

O ferro deve ser incorporado no cardápio dois meses antes da cirurgia para evitar anemia e a dificuldades de cicatrização. Além disso, devem ser ingeridos alimentos ricos em vitamina C, pois além de ajudar na imunidade, aumentam a absorção do ferro.

É recomendada a ingestão de fibras, para que não haja cólicas durante o pós-operatório, e os probióticos para auxiliar na flora intestinal. É muito importante a ingestão de líquidos para se manter hidratado.

Nas quantidades corretas, que normalmente é 1,1 mg para as mulheres e 1,6 mg para homens, a ingestão de gorduras do bem são essenciais para uma boa cicatrização.

Referências:

Mello Filho, Julio, and B. U. R. D. Miriam. Psicossomática hoje. Artmed, 2010.

Mélega, José Marcos, Silvio Antonio Zanini, and Jorge Miguel Psillakis.Cirurgia plástica reparadora e estética. Medsi, 1992.

Comentários