5 dicas para manter sua mente ativa

5 dicas para manter sua mente ativa

Vamos começar o texto com uma simples pergunta: como está sua memória? Você é do tipo de pessoa que se orgulha por memorizar com facilidade as coisas ou é aquela que ao abrir uma gaveta já não lembra mais o que estava procurando? Se fizer parte desse segundo grupo, é imprescindível manter sua mente ativa. E vamos dar 5 dicas para que consiga assimilar melhor as coisas no dia a dia. Agora, se estiver no primeiro grupo, também siga nossas recomendações. Afinal, é sempre bom aprender algo novo, principalmente quando acarreta em benefícios para a saúde e bem-estar, não é mesmo? Então vamos lá!

  1. Pratique jogos mentais

Aqui vai uma pequena lista: palavras cruzadas, sudoku, jogos eletrônicos, sopa de letrinhas, jogos de perguntas e respostas, múltipla escolha, jogo da memória, etc. Todos esses são muito eficientes para aumentar a agilidade mental. 

Como se baseiam na lógico e no uso de recursos verbais ou matemáticos, possibilitam que você desenvolva a capacidade de armazenar mais informações com facilidade. E é como dissemos lá em cima: sempre é interessante aprender algo novo, aumentar seu vocabulário e conhecimento.

Sem contar que esses jogos são divertidíssimos e ainda podem ser feitos em grupo. Com 15 minutos de dedicação ao dia, já notará benefícios.

  1. Faça exercícios físicos

Quantas vezes você já ouviu essa recomendação ao longo da vida? E se achava que, para melhorar sua mente, não precisava sair do sedentarismo, está muito enganado! Quando há a prática de atividade física, o cérebro é constantemente oxigenado e os neurônios funcionam melhor. 

Os exercícios físicos contribuem, portanto, na melhoria de aprendizado, na prevenção de demências, na atenuação dos efeitos de envelhecimento do cérebro e na melhora do humor – sem contar em todos os outros benefícios para saúde e bem-estar.

Corrida, natação, caminhada em ritmo mais forte ou andar de bicicleta são algumas atividades indicadas. E, para quem está começando, a prática de 30 a 60 minutos por dois dias semanais já trazem melhora significativa na capacidade de raciocínio. 

E fica a dica para manter a mente ativa: quem está em processo de estudo intenso, seja por causa de vestibular, concurso público ou simulados, combinar a dedicação aos livros com os exercícios físicos ajuda na memorização.

  1. Crie listas

Fazer relações entre as coisas é um ótimo exercício para a mente. Comece a pensar nos filmes que viu no cinema, nas séries que mais lhe agradou, nas viagens que já fez e nas que gostaria de fazer, nos melhores presentes que recebeu, etc. E você nem precisa colocar tudo no papel. Basta armazenar na sua memória.

  1. Adquira uma nova habilidade

Além de adquirir conhecimento, ajudará a exercitar múltiplas áreas do seu cérebro. Você pode aprender a cozinhar, começar a pintar ou fazer artesanato, buscar por aulas de dança ou um curso de línguas. Uma das principais indicações é aprender a tocar um instrumento musical.

O importante mesmo é desafiar seu cérebro. Se você já sabe cozinhar, por que não se arriscar em um cardápio árabe, ou japonês, ou italiano? Se ama ler romances, escolha suspenses ou policiais. 

  1. Cuide da alimentação

Procurar alimentos que trazem benefícios à saúde e ao cérebro também é essencial. Ingira gordura saudável, como aquela presente nos peixes – principalmente no salmão –, nas castanhas e em óleos virgens. Por outro lado, elimine a gordura ruim e as gorduras trans, que fazem parte da maioria dos alimentos industrializados.

Gostaram das dicas? Para que seu cérebro se mantenha ativo, é importante sair da rotina, ajudar sua mente a se manter sempre jovem. Vamos praticar?

Quer saber mais sobre mente ativa e como trabalhar sua atividade cerebral? Acesse o Canal SaberViver.TV!

 

Comentários