Pandemia de coronavírus: 5 perguntas para você que precisa viajar

Pandemia de coronavírus: 5 perguntas para você que precisa viajar

Nessa 4°- feira a Organização Mundial da Saúde (OMS) subiu o status do coronavírus Covid-19 de epidemia para pandemia. Isso quer dizer que agora o vírus tem alcance global. Devido a esse fato, os viajantes estão se perguntando se é seguro ou se deve tomar precauções? Nessa matéria vamos responder essas perguntas pra você não ter dúvidas.

1. Quais os países que possuem risco maior de transmissão?

A OMS, listou pelo menos 50 países no mundo que possuem o risco de transmissão. Já o Ministério da Saúde divulgou uma lista com 27 países que possuem o maior risco de transmissão:

  1. Alemanha
  2. Austrália
  3. Canadá
  4. China
  5. Coreia do Norte
  6. Coreia do Sul
  7. Croácia
  8. Dinamarca
  9. Emirados Árabes Unidos
  10. Espanha
  11. Estados Unidos
  12. Finlândia
  13. França
  14. Grécia
  15. Holanda
  16. Indonésia
  17. Irã
  18. Itália
  19. Japão
  20. Malásia
  21. Noruega
  22. Reino Unido
  23. San Marino
  24. Singapura
  25. Suíça
  26. Tailândia
  27. Vietnã 

2. Quais países estão adotando medidas restritivas?

A medida que a transmissão do vírus avança, alguns países começam a restringir a entrada de estrangeiros. Japão, Nova Zelândia, Rússia e Austrália, estão restringindo a entrada de chineses. Alguns países como Israel estão exigindo que os viajantes passem por uma quarentena antes de entrarem no país. Já nos EUA, o presidente Donald Trump proibiu os voos entre EUA e Europa para tentar conter o avanço da doença. 

Por isso, antes de comprar sua passagem é importante manter-se atualizado sobre as restrições.

3. Não tenho outra saída, preciso viajar! O que fazer?

Caso você vá para um dos países listados pelo Ministério da Saúde, é importante seguir alguns dos cuidados básicos.

Lave muito bem as mãos e mantenha distância das pessoas infectadas. Você também pode usar máscaras, mas elas requerem alguns cuidados.

Na Itália segue as políticas de restrições. As pessoas só andam pelas ruas apenas por motivo de saúde, trabalho ou “casos de necessidade”. Por isso você tem que ver se realmente é necessário fazer essa viagem.

4. Como saber se estou com o Coronavírus?

O Covid-19 é da família do coronavírus, por isso ele pode ser confundido com um vírus normal da gripe. Seus sintomas também são padrão de uma gripe, porém ele pode evoluir para uma fibrose no pulmão. Por isso, está com febre, tosse, coriza ou dificuldade de respirar, procure um médico.

5. Em caso de quarentena, o que fazer?

Para evitar a transmissão do coronavírus para outras pessoas, muitos países estão exigindo a quarentena. Apesar do nome a quarentena, são cerca de 14 dias em isolamento até a liberação. Neste momento manter a calma, a quarentena não é nenhum bicho de 7 cabeças.  Nesses casos, é fundamental não cair nos efeitos psicológicos da quarentena.

Quer ficar informado sobre o Coronavírus no Brasil? Acompanhe nosso blog!

Comentários