6 Dicas para manter a saúde mental e física durante a quarentena

6 Dicas para manter a saúde mental e física durante a quarentena

Este momento em que estamos vivendo, algumas mulheres acabam tendo um pouco mais de tempo para ter cuidados essenciais com a saúde. Porém o confinamento pode atrapalhar bastante, já que elas ficam limitadas ao ambiente domiciliar. Então vamos aproveitar para cuidar da saúde e bem-estar de uma maneira diferente. Confira 6 dicas para manter a saúde durante a quarentena.

1. Tenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação à base de frutas, legumes, verduras e grãos integrais ajuda a deixar o sistema imunológico mais forte e, consequentemente, a prevenir contra ataques de bactérias, vírus e outros micróbios, além de evitar o colesterol elevado e a obesidade. Mas, atenção, é importante que a alimentação, mesmo saudável, seja equilibrada.

2. Pratique exercícios físicos

Você não precisa ir à academia ou a rua para se exercitar. O que importa é não ficar parada. Então pode começar a, lentamente, fazer da sua rotina caseira ser melhor aproveitada com exercícios físicos. Movimente-se dentro do seu lar, subir e descer escadas podem ser ótimos exercícios para emagrecer, tonificar as pernas e combater a celulite. Aproveite para arrumar e limpar aqueles cantos mais difíceis, que cansava só de pensar. Aproveite para brincar mais com as crianças ou com os cachorros se você tiver quintal, eles têm muita energia pra gastar e sei que você vai queimar algumas calorias.

Se você tiver piscina pode fazer uma natação ou uma hidroginástica, dança e zumba também são ótimas alternativas. Assim que encontrar algo que te agrade mantenha ela como uma atividade, certamente verá os benefícios da prática no seu corpo e na sua mente.

3. Durma bem

Dormir bem não só ajuda a recuperar as energias como a prevenir doenças e reduzir o estresse. Para que você tenha o “sono dos justos”, há dicas que podem ajudar. Entre elas estão:

> Criar uma rotina com horários regulares para dormir e acordar;

> Comer somente alimentos leves à noite

> Diminuir a exposição de luz no período noturno;

> Fazer atividades relaxantes como ler e pintar antes de dormir. 

Fica a dica: televisão e celular são inimigos do sono.

4. Aprenda algo novo

Sabe aquele violão do seu filho, que está parado, ou aquele video game empoeirado ou até aquele curso grátis online que você nunca começou. Aproveite esse momento para iniciar uma nova atividade, escolha algo que você possua afinidade e aproveite seu tempo livre para isso. 

5. Cuide de sua saúde mental

Nesses períodos de confinamento, uma das preocupações mais importante é com a saúde mental, ansiedade, estresse e depressão são males que podem surgir ou se acentuar nesses períodos. Por isso, é muito importante, se alimentar e dormir bem. Faça exercícios respiratórios e pratique meditação. Lembre-se que é apenas uma fase passageira e que logo tudo estará normalizado. 

6. Não abuse do álcool e do tabaco

Por último – e não menos importante -, fique longe de bebidas alcoólicas e do cigarro. Eles podem ser seu inimigo nesses períodos de ociosidade. Por isso é importante manter-se em uma rotina de atividades. Aproveite esse período para largar ou diminuir esses vícios. 

Gostou dessas 6 dicas para manter a saúde durante a quarentena. Esses cuidados são essenciais para a saúde e bem-estar. Aproveite tudo isso para melhorar a qualidade de vida, com a mudança de hábitos e aproximação familiar. Anote na sua agenda e coloque essas atitudes como prioridade em sua vida!

Comentários