fbpx

Saiba os quais são os malefícios do cigarro

Saiba os quais são os malefícios do cigarro

Você já parou para pensar o que o cigarro provoca em seu corpo? Não? Então pare e reflita, pois o fumante é o maior prejudicado por seus hábitos, podendo viver dez anos a menos que um não-fumante.

É interessante ressaltar que até as pessoas que convivem com fumantes podem desenvolver doenças relacionadas ao fumo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta seja fumante, ou seja, 1,2 bilhão de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres). 

A lista de males é extensa e assustadora, sendo um bom motivo para fazer as pessoas largarem essa droga. Segue abaixo a lista com seus malefícios:

Pele: Fumar pode causar rugas precoces, ressecamento, o aparecimento de celulite, e interfere na cicatrização de feridas cirúrgicas. Além do envelhecimento precoce da pele, devido à falta de oxigenação, o tabaco também inibe a produção de colágeno e elastina, que impedem a flacidez.

Doenças: O consumo de tabaco pode causar doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer.  Essas doenças são as principais causas de óbitos no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte pelo câncer. Além dessas doenças, o tabagismo também causa impotência sexual nos homens, e nas mulheres problemas na gestação.

Fumante passivo O fumo também é nocivo para aquelas pessoas que convivem com fumantes, causando doenças imediatas ou em longo prazo. O risco de doença cardíaca aumenta em 25% num adulto exposto ao fumo passivo. Outras Doenças Relacionadas ao Tabaco: Aterosclerose; Tromboangeíte obliterante, doença que leva a amputações e aparece nas fotos dos maços de cigarros. Esse problema é exclusivo dos tabagistas; Leucemia; Catarata; Menopausa precoce; Infertilidade; Úlcera péptica; Gastrite, entre tantas outras doenças. De acordo com dados da Fundação Mundial do Pulmão, até 2030 o número de mortes dobrará para 10 milhões por ano. Mas qual o fator que faz o tabaco viciar? A resposta é simples: nicotina. Essa substância é a única no cigarro que causa o vício e a dependência comportamental. Quanto mais tempo a pessoa fuma, mais difícil fica de largar o vício e maiores são as chances de desenvolver algum tipo de doença relacionada ao tabaco. Hoje em dia, existem vários tratamentos e medicamentos para ajudar os fumantes, porém segundo os especialistas o principal tratamento contra o tabagismo é o desejo de parar.

 

Referências http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v41n3/13.pdf http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/23582 http://www.scielo.br/pdf/rboto/v71n6/a21v71n6.pdf http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=551166&indexSearch=ID http://www.scielo.br/pdf/rpc/v32n5/27703.pdf        

Comentários