fbpx

Drenagem Linfática: Faça você mesma

Drenagem Linfática: Faça você mesma

Aplicar a drenagem linfática em casa pode ser ótimo para o seu corpo e seu bolso.

Sabemos que fechar um pacote de drenagem linfática, não é algo tão barato, e muitas pessoas, principalmente as que retêm muito líquido, sentem falta desse tipo de massagem. Mas o que a maioria não sabe, é que dá ela pode ser feita em casa.

A drenagem linfática além de diminuir o inchaço corporal, também ajuda a combater a celulite e as gordurinhas tão indesejadas. Esse tipo de massagem consiste em ativar e acelerar o sistema linfático, eliminando mais rápido os líquidos e toxinas do corpo.

As massagens feitas por profissionais são mais exatas quanto à resultados, mas dá para você mesma fazer em casa, ajudando assim a eliminar essas toxinas. Veja como:

Primeiro é necessário preparar a pele, com uma esfoliação que pode ser feita uma vez na semana. Massageie a pele com movimentos circulares, durante 15 minutos antes da drenagem.

A drenagem linfática pode ser feita com a mão, mas a quem prefira usar objetos como bambu, esponja de banho, entre outras. Use um creme ou óleo para que a mão deslize com mais facilidade. Para dar um efeito melhor use cremes com princípios ativos, como a cafeína, guaraná, ginko biloba, etc.

Você pode fazer a massagem dos membros superiores até as axilas, na região do tronco, na face e nos membros inferiores até a virilha. Essas áreas possuem gânglios linfáticos, que com essa estimulação ajudam a liberar mais facilmente os líquidos.

Não faça movimentos bruscos, e sim movimentos circulares leves, sempre ascendentes. Com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de leve compressão como se estivesse bombeando a pele. Repita esse processo oito vezes nessas áreas.

Realize a drenagem linfática de duas a três vezes por semana. Você verá resultados magníficos.

Referências:

de Godoy, José Maria Pereira, and Maria de Fátima Guerreiro Godoy. “Drenagem linfática manual: novo conceito.” J Vasc Br 3 (2004): 77-80.

BARROS, Maria Helena de. “Fisioterapia: drenagem linfática manual.” São Paulo: Robe (2001).

Godoy, J. M. P., and Godoy MFG. “Drenagem linfática manual.” Uma nova abordagem. São José do Rio Preto: Lin Comunicação (1999).

Comentários