Exercícios físicos diários e uma alimentação balanceada podem fazer total diferença na proteção e fortalecimento do sistema imunológico.

De tempos em tempos surgem novas técnicas, receitas milagrosas, dietas mirabolantes, dicas infalíveis e incontáveis notícias sobre como podemos levar uma vida mais saudável. Todavia, nem sempre tudo o que levamos pode ser considerado na hora de mudarmos hábitos que podem ou não contribuir para nossa saúde, como ao fortalecer o sistema imunológico.

Responsável por proteger nosso organismo contra agentes nocivos, como infecções e doenças, o sistema imunológico evita que as células do corpo sejam destruídas. Para manter ele em pleno funcionamento e preparado para “lutar” contra o que pode nos afetar, é fundamental ser mais saudável em diversos aspectos, como ao levar uma vida leve e sem estresse. O que acontece é que as preocupações do dia a dia, a correria das grandes cidades, engarrafamentos, etc, tudo isso altera o ânimo da pessoa e pode até levar a casos de depressão, contribuindo assim efetivamente para uma queda no sistema imunológico e aumentando as chances de doenças.

Nesta linha de ter uma vida mais tranquila, os exercícios físicos também ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Mesmo uma caminhada de apenas 20 minutos, de segunda a sexta, já pode fazer grande diferença em sua disposição e saúde. Com o passar dos anos e o natural peso da idade, os exercícios físicos ajudam contra a queda da imunidade.

Fortalecimento do sistema imunológico: alimentação

A alimentação tem papel fundamental para proteger e fortalecer o sistema imunológico. Tenha sempre alimentos ricos em vitaminas C quando for almoçar ou jantar, pois estes combatem infecções sanguíneas e reduzem as chances do aparecimento de doenças através de vírus. Sugestões: pimentas, mangas, couve, tomate, kiwis, entre outros. Outra forte aliada é a vitamina E que estimula a produção de células que combatem bactérias, germes e até mesmo o câncer. Principais alimentos são as verduras e frutas, sementes, legumes, cereais integrais…

Outros alimentos que auxiliam no fortalecimento e proteção do sistema imunológico são aqueles ricos em caroides, como abóbora, batata, aspargo, brócolis e beterraba. Tais alimentos favorecem a reconstrução de células afetadas por radicais livres. Prefira também alimentos ricos em zinco e selênio com altos níveis de proteínas vegetais e animais, como nozes, atum, mariscos, feijões integrais, frutos secos e carnes vermelhas.