Toxina Botulínica

Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica é uma toxina obtida de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina nesse caso é usada em doses mínimas que não causam a doença.

Ela é aplicada em forma de micro injeções pontuais na fibra muscular que se deseja tratar. Uma agulha muito fina é usada para injetar a substância em músculos específicos. A injeção desta substancia bloqueia os sinais nervosos musculares, enfraquecendo o músculo de modo que o mesmo não se contraia, diminuindo as rugas faciais indesejadas.

Mas, sempre é preciso um cuidado para que o resultado seja natural. O paciente precisa ter a sua mímica preservada, embora suavizada, ou seja, precisa ter a sua capacidade de demonstrar emoções mantida para não ficar sem expressão.

Quando contraímos continuamente determinados músculos, com o tempo, a região que sofre essa contração constante vai marcando e um pequeno sulco aparece. A persistência dessa “dobradura” da pele na região, faz com que esse sulco se transforme em uma ruga. Assim sorrir, franzir a testa, apertar os olhos ou fazer as mesmas “caretas” constantemente podem eventualmente, levar ao desenvolvimento das rugas.

As rugas fazem você parecer cansado, irritado, bravo ou envelhecido, mesmo quando não está. A injeção de toxina botulínica ajuda a prevenir o aparecimento dessas rugas justamente por inibir parcialmente a contração constante da região tratada, o resultado é de uma aparência mais rejuvenescida, descansada e feliz. A expressão facial se torna mais leve.

Para essa finalidade é comum a aplicação na região frontal (testa), glabela (entre as sobrancelhas), periorbital (pés-de-galinha), bandas grossas no pescoço, canto inferior dos lábios, dentre outras áreas.

A injeção da toxina botulínica pode parecer um procedimento simples, mas, na verdade, é uma arte e ciência que só um médico qualificado pode realizar, para um resultado mais natural.

Há 43 músculos na face e é vital que o médico que aplica as injeções dessa toxina entenda e identifique os pontos específicos para aperfeiçoar o tratamento. Escolhendo, cuidadosamente os músculos específicos, seu médico enfraquece, apenas, os músculos produtores de rugas, preservando suas expressões faciais.

Os resultados são notados dentro de alguns dias, no entanto, pode demorar até uma semana para se ter o efeito completo. Esta melhora, normalmente, dura cerca de 4 a 6 meses. Quando os efeitos da toxina botulínica começam a desaparecer e a região volta a ter a sua contração original.

Atualmente, as marcas de Toxina Botulínica presentes no mercado aprovadas pela ANVISA são: Botox, Dysport, Xeomin, Prosygne e Botulift.

 

Comentários