fbpx

Pilates: Método que trabalha o corpo e a mente

Pilates: Método que trabalha o corpo e a mente

Renda-se à prática de Pilates com os cinco benefícios listados abaixo 

A prática de Pilates está cada vez mais presente na vida das pessoas, principalmente naquelas que querem melhorar a postura, tonificar o corpo, ter uma maior concentração e uma respiração correta. O método trabalha o corpo e a mente simultaneamente.

O Pilates tem como base, seis princípios criados pelo alemão Joseph Pilates. São eles: a respiração, centro, concentração, controle, precisão e fluidez. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o mais forte, bonito e saudável.

Listamos abaixo cinco benefícios do Pilates, que com certeza vão lhe deixar com vontade de fazer uma aula.

Combate o stress

Com a respiração correta, em que é sempre coordenada com os movimentos, faz com que a pessoa se concentre e consiga controlar sua ansiedade e stress do dia-a-dia.

Melhora a performance na corrida

O Pilates ajuda no alinhamento da postura, no equilíbrio e na respiração do corredor. Pode não parecer, mas correr tem seu método, e fazê-lo de forma errada pode acarretar em lesões graves. Quem pratica a corrida e faz Pilates sente uma enorme diferença.

Corrige a postura

Com a coluna alinhada e alongada (alongamento axial) durante toda a aula, irá fortalecer os músculos que sustentam a lombar, além de evitar dores na região.

Maior flexibilidade

No Pilates existem os exercícios que trabalham a extensão dos músculos e articulações, pois eles fazem um alongamento global. É perceptível as mudanças em movimentos do dia-a-dia.

Coordenação motora

O método ajuda no equilíbrio e na coordenação motora de seu praticante, pois ele promove a consciência do corpo e é um eterno aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar os músculos e articulações a nosso favor.

 

Referência: 

Pilares, Joseph Hubertus, et al. Pilates ‘ return to life through contrology. Presentation Dynamics, 1998.

Latey, Penelope. “The Pilates method: history and philosophy.”. Jornal of bodywork and movement therapies 5.4 (2001): 275-282.

Camarão, Teresa. Pilates no Brasil: corpo e movimento. Gulf Professional Publishing, 2004.

Gallagher, S. P., and R. Kryzanowska. “O método de Pilates de Condicionamento Físico.” São Paulo: The Pilates Studio® do Brasil (2000).

Comentários