fbpx

Pessoas bem humoradas vivem com mais qualidade de vida

Pessoas bem humoradas vivem com mais qualidade de vida

Você já ouviu falar que o humor pode prevenir ou acarretar doenças? Esse estado de humor pode ser o segredo para a longevidade

Quando o assunto é longevidade, bem-estar e a saúde a mil, pode-se ter certeza que o humor influência para que tudo isso ocorra de forma equilibrada. Estudos mostram que as emoções, positivas ou negativas, atuam na prevenção, surgimento e tratamento de doenças. As pesquisas realizadas para entender o humor são denominadas de psiconeuroimulogia, com o objetivo de definir o ramo que estuda as relações entre as emoções, o sistema nervoso e as funções orgânicas, como a imunidade. Otimismo, bom-humor, fé e felicidade são emoções positivas que auxiliam a prevenir doenças, pois nosso corpo reage a cada sentimento, ou seja, se você está feliz e apaixonada, geralmente sentimos o coração acelerar, certo frio na barriga, pernas bambas, etc. Esse estado emotivo estimula um batimento cardíaco “coerente”, pois a secreção do cortisol (hormônio do estresse) diminui e a depressão, a hipertensão e a insônia são reduzidas. Neste estado, o sistema imunológico se fortalece e a clareza mental aumenta. Já as emoções negativas como ódio, raiva e depressão podem ser os pivôs de várias doenças, pois esses estados emotivos geram ondas eletromagnéticas totalmente caóticas no coração e, esse estado de batimentos desordenados, está ligado às doenças cardíacas, ao envelhecimento precoce, ao câncer e à morte prematura. Portanto, as emoções positivas podem ser benéficas, pois elas harmonizam a mente e influencia nos batimentos cardíacos. Então jogue fora os pensamentos ruins e viva mais!  

Referências: Goleman, Daniel, et al. Emoções que curam: conversas com o Dalai Lama sobre mente alerta, emoções e saúde. 1999. Pelletier, K. R. “Entre a mente e o corpo: estresse, emoções e saúde.”Goleman, D; Gurin, J.(orgs.) (1997): 15-31. Cesar, Julio. “A Polêmica em Torno do Conceito de Estresse.”  

Comentários