Coronavírus: 10 dicas para você manter o seu sistema imunológico em dia

Coronavírus: 10 dicas para você manter o seu sistema imunológico em dia

A família dos coronavírus, é uma velha conhecida da comunidade médica mundial. Podem infectar desde pessoas até animais. Os coronavírus causam infecções respiratórias brandas e moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. Esses vírus, algumas vezes, podem causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. De uma forma geral, a principal forma de transmissão dos coronavírus se dá por contato próximo de pessoa para pessoa. 

É muito comum, pessoas serem infectadas por coronavírus ao longo da sua vida. Porém uma nova versão desse vírus é perigosa e vem se espalhando pela China, mais precisamente na província de Wuham. A OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou essa nova mutação do coronavírus como uma ameaça internacional após 19 países terem casos confirmados.

Importância do sistema Imunológico

Por enquanto o Brasil não tem casos confirmados, mas por hora é muito importante cuidar do sistema imunológico. Ele consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismo contra o ataque de invasores externos, como os vírus. Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.

A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune. Por isso separamos 10 dicas de alimentos que vão manter o seu sistema imunológico em dia. 

1. Vitamina C

A ingestão de alimentos cítricos é muito importante, eles possuem vitamina C ou ácido ascórbico, que ajuda a proteger as células contra os efeitos dos radicais livres. Também ajuda a absorver e armazenar ferro. Protege o organismo contra os efeitos do resfriado. Auxilia na formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo e colágeno dos ossos. Contribui para a imunidade e o processo de cura do organismo. Tome bastante suco de laranja ou limão, não se esqueça de usar adoçantes naturais como xilitol e stevia. 

2. Ácido Fólico

Outro ácido importante para deixar nosso sistema imunológico em dia é o ácido fólico. Ele auxilia na formação dos glóbulos brancos, ajuda no controle da pressão sanguínea, melhora o nível de insulina e ajuda a reduzir os riscos de derrame. Alimentos como brócolis e espinafre são excelentes fontes de ácido Fólico.

3. Zinco

Encontrado nos cereais, leguminosas (soja, grão-de-bico, feijão, lentilha, ervilha) e grãos, o zinco é importante para o aumento da imunidade. Ele é importante por assegurar a prontidão das células quanto às ameaças externas. 

4. Vitamina E

Essa vitamina E é um importante suplemento alimentar. Ela é encontrada nas castanhas e são excelentes para o sistema imunológico, principalmente para idosos. A vitamina E pode melhorar a circulação sanguínea, auxiliar no controle do colesterol, combater os radicais livre do corpo e prevenir os sintomas do envelhecimento.

5. Ômega 3

Está presente no azeite, abacate e no salmão. Ajuda a limpar as artérias e a melhorar nossa imunidade. Melhora o desempenho cognitivo, da atividade cerebral e comunicação entre as células do cérebro. Também é conhecida como gordura boa.

6. Gengibre

O gengibre é uma excelente fonte de vitamina B6 e vitamina C. Auxilia e previne a gripe, Fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes. Tem propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Gengibre combate a congestão nasal, gripes, resfriados, febre e vírus em geral.

7. Açafrão

Outro alimento poderoso e com potenciais benefícios é o açafrão. Ele também é anti-inflamatório, possui ação antioxidante, ajuda na redução do nível de glicose no sangue em pacientes com diabetes. Atua na  redução de fatores de risco associados a doenças cardiovasculares; tratamento do mal de Alzheimer  e ajuda na prevenção de câncer.

8. Alho & Cebola

O alho é mais um poderoso alimento para nosso sistema imunológico. Ele é fonte de vitaminas A, vitamina C e vitamina A. O alho também, diminui os mucos dos pulmões, reforçando a imunidade e a defesa contra agentes virais.  

Já que falamos do alho vamos falar da cebola, uma combinação típica da culinária brasileira. A cebola é rica em substâncias que protegem e reforçam a imunidade. Antibactericida, anti parasitários e antivirais. 

9. Mel & Própolis

Importante associar sempre o mel com o própolis.  Devido a sua característica antimicrobiana, o mel é capaz de destruir micro organismos que causam a dor de garganta, podendo até causar alívio momentâneo. Combate algumas bactérias que atacam diretamente o sistema respiratório, dessa forma o mel pode evitar diversas doenças respiratórias.

O própolis é eficiente contra várias bactérias nocivas ao ser humano, além de possuir uma vantagem em relação ao antibiótico, pois as bactérias não desenvolvem resistência à própolis. É muito indicada no tratamento de doenças como amigdalite, estomatite, pneumonias entre outras.

Sua ação contra vírus é altamente recomendada e reconhecida, o própolis é utilizado para o  tratamento de herpes, gripes e resfriados. Possui também uma ação Anti-inflamatória, é utilizado principalmente no tratamento de artrites e artroses, pesquisas chegam a compará-lo com diclofenaco.

E por fim, Imunoestimulante, já que o própolis estimula a produção de anticorpos, o que fortalece o sistema imunológico em geral, aumentando a resistência contra doenças e infecções.

10. Óleo de Coco

E chegamos a nossa última dica de alimentos para melhorar o seu sistema imunológico. O óleo de coco é fonte de ácido cáprico e ácido láurico. Esses ácidos são excelentes imunomoduladores, melhoram a saúde e o sistema imunológico. Utilize ele para fazer suas receitas e deixe seus alimentos mais saborosos.

Quer saber mais sobre saúde, sistema imunológico e alimentos saudáveis? Acesse nosso blog!  

Comentários