fbpx

Como se manifesta o Burnout?

Como se manifesta o Burnout?

Continuando a falar sobre Burnout, como sabemos se alguém está sendo acometido por esta síndrome?

As primeiras manifestações da doença são:  fadiga, cansaço, alterações do sono, dores musculares e de cabeça, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite e perda de iniciativa. As pessoas acometidas começam a ter atitudes negativas, como faltar ao trabalho, pessimismo, baixa autoestima, baixa produtividade e isolamento social.

Também podem manifestar ansiedade, palpitação, irritabilidade, cinismo, impaciência, ironia e comportamento agressivo.

Pode também evoluir com descaso pessoal, e passam a não comer, não tomar banho, não ter hora para dormir… Não querem sair com amigos, não atendem telefone nem respondem e-mails. A pessoa evita se socializar. Sente vazio interior, tem sensação de impotência, desesperança, exaustão e culmina com depressão.

Esse esgotamento físico e mental faz com que a vida perca o sentido, que a pessoa começa a procurar álcool e drogas em uma tentativa de encontrar alguma alegria ou sentido para viver.

E, se não devidamente tratado, pode evoluir para um colapso e até ao suicídio.

 

Portanto, é extremamente importante o diagnóstico e tratamento o mais precoce possível!

 

Se souber de alguém nessas condições, procure um profissional imediatamente. Às vezes a pessoa não consegue avaliar por si própria a necessidade de ajuda.

Comentários