fbpx

Burnout- como aparece?

Burnout- como aparece?

O que desencadeia a Síndrome do Burnout é o acúmulo de fatores causadores de stress e a reação pessoal, ou seja, como a pessoa manuseia e controla o stress.

Quando nos encontramos em uma situação de stress, o nosso organismo reage liberando hormônios cerebrais, entre eles o ACTH (adrenocorticotrófico) que age na glândulas suprarrenais (acima dos rins), estimulando a produção de cortisol e adrenalina que por esse motivo são chamados de Hormônios do Stress. Estes são hormônios benéficos e necessários em condições de equilíbrio pois preparam o organismo para enfrentar as adversidades.

Mas, em situações de desequilíbrio, em que os níveis de stress são maiores do que a resposta corporal, haverá uma diminuição crônica e gradual na produção do cortisol e aquela situação que estava gerando o problema vai se tornando cada vez mais difícil de enfrentar.

Os problemas irão se tornando cada vez maiores porque não haverá reservas e condições de produzir mais cortisol e o organismo começa a entrar em fadiga: conhecida como Fadiga Adrenal.

Se as situações causadoras do stress continuarem a agir, o organismo vai ficando cada vez mais incapaz de reagir e os problemas vão se tornando insuportáveis.

Sendo assim, os sintomas vão se agravando como a exaustão emocional caracterizada por falta de energia e esgotamento emocional, a despersonalização, em que o comportamento se modifica tornando-se inadequado e falta de adequação ao trabalho com alterações no desempenho. Se não tratada pode culminar em depressão profunda e ideias suicidas… Portanto, se perceber algum desses sintomas, procure ajuda e orientação especializada.

Aqui no site dou dicas sobre como modular o stress e técnicas de relaxamento que podem ser de grande ajuda para complementar o tratamento ou para prevenir esse acontecimento.

Comentários