O período mais festivo do ano já começou! Para quem quer manter o corpo em forma, não é tarefa fácil resistir às tantas tentações, não é mesmo? Você certamente já deve ter passado por algumas confraternizações, talvez tenha exagero um pouco nos comes e bebes ou conseguido se controlar – parabéns! –, mas é bom lembrar que o período mais crítico do ano ainda está por vir: o Natal.

Quando falamos em período crítico, estamos nos referindo aquelas delícias que geralmente degustamos somente nesta época do ano. E aí vem o dilema: como apreciar o Natal sem sair de forma? Fique tranquilo, vamos te ajudar!

Só um pouquinho de tudo

Algumas receitas que adoramos só dão as caras no Natal. E exatamente por ser apenas uma vez no ano, qual o problema em experimentar apenas um pouquinho? Mas lembre-se: apenas um pouquinho. 

Se alguns pratos forem degustados com moderação, não é preciso sentir culpa. Até porque, se você restringe sua alimentação e passa vontade, há uma chance enorme de acabar exagerando em algum outro momento. Portanto, coma com atenção, sem pressa e com prazer.

Mas eu quero resistir!

OK! Você realmente é focado e não quer cometer deslizes, nem mesmo no Natal. Se estiver organizando a ceia – ou puder contribuir com um prato -, fica mais fácil! Isso porque é possível fazer substituições saudáveis e até mesmo buscar inspiração de receitas low carb na internet. Veja só algumas sugestões:

  • Para os aperitivos, invista em nozes, castanhas, pistache ou amêndoas, que ajudam no controle das taxas de colesterol.
  • As frutas secas também são boas opções de aperitivos, porque ajudam no controle do colesterol e passam a sensação de saciedade.
  • O tradicional salpicão pode ganhar uma versão light: troque a maionese por iogurte natural, use frango cozido ou grelhado e remova a batata-palha.
  • Ao invés de carnes vermelhas, aposte em carnes brancas ou alimentos à base de soja. Frango e peixes são boas alternativas. O chester e o tender devem ser evitados, já o peru pode ser consumido com cautela – sem a pele. 
  • Para os acompanhamentos, o arroz branco pode ser substituído pelo arroz negro ou por grãos como a lentilha.
  • Uma das etapas mais difíceis é a sobremesa, mas é possível trocar a rabanada frita por uma assada. Ou até mesmo investir em uma salada com frutas cítricas.

Sou convidada. O que posso fazer?

Agora, se você for convidada para a ceia, não tiver intimidade para ajudar a definir o cardápio e ainda quiser se manter firme no propósito de resistir às tentações, algumas atitudes podem te ajudar.

  • Faça um lanche saudável antes da festa para evitar que tenha fome.
  • Invista nas nozes (com moderação) e nas frutas.
  • Preste bastante atenção ao que está comendo. 
  • Faça pequenas porções ao longo da noite.

Exagerei na ceia de Natal!

Se foi inevitável e você acabou consumindo mais do que queria na ceia de Natal, tudo bem! É normal se exceder às vezes, ainda mais em um momento tão especial e único como este. Mas agora é hora de correr atrás do prejuízo!
Antes de voltar à sua rotina habitual, com porções adequadas de alimentos e prática de atividades físicas, faça uma dieta restritiva ou detox. (se algum e-book for lançado, pode fazer o link). E fique tranquilo, que logo seu corpo estará em forma novamente! O importante é manter saúde e bem-estar em primeiro plano, sempre!