A pele é o seu cartão de visitas!

A pele é o seu cartão de visitas!

A pele é o órgão que mais reflete os efeitos do envelhecimento. É o maior orgão do corpo humano e é o primeiro a ser agredido pela ação do tempo, produtos químicos, poluentes, sol ou alterações climáticas, que provocam o envelhecimento precoce. Além disso, sofre influências internas de acordo com o estilo de vida e hábitos alimentares que são escolhidos. Então, vale lembrar: A sua saúde e cuidados irão refletir na aparência da sua pele! A pele está constantemente se renovando. Passa por um processo que vai promovendo a descamação das células mais superficiais, por outras mais jovens que as substituem, mantendo a estrutura lisa e uniforme. Esse ciclo de renovação vai sendo prejudicado ao longo do tempo e agravado por agentes agressores tanto externa quanto internamente. A pele então vai se tornando mais flácida, opaca e manchada, com irregularidades de relevo que levam a asperezas, linhas de expressão, sulcos e rugas. Veja algumas dicas de como manter a pele bonita e saudável por mais tempo!!

Fuja do sol do meio-dia!!

A radiação solar atua na pele causando desde fotoenvelhecimento até aparecimento dos tumores da pele ou queimaduras. A exposição solar também altera a pigmentação da pele provocando o aparecimento de manchas, pintas e sardas. A pele fotoenvelhecida é mais espessa, amarelada e áspera. Lembre-se: Precisamos aplicar o protetor solar diariamente, mesmo em dias frios ou chuvosos, pois 80% da radiação UV atravessa as nuvens.

Evite o Cigarro!!

Fumantes e pessoas que convivem com fumantes, possuem marcas acentuadas de envelhecimento, rugas ao redor dos lábios e pele de coloração cinza-amarelada. O cigarro provoca o envelhecimento precoce da pele e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, dificulta a oxigenação dos tecidos.

Beba com moderação!!

Álcool em excesso estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, que, se consumido em pequena quantidade, têm ação anti-radicais livres, pois é rico em flavonóides, um potente antioxidante. Mas, lembre-se: com muita moderação, senão os efeitos serão indesejados.

Evite as caretas e “amassar”o rosto!!

Movimentos repetitivos e contínuos de alguns músculos da face aprofundam as rugas, causando as chamadas marcas de expressão. Portanto é melhor usar óculos de sol ou de grau para evitar franzir constantemente os olhos. Cigarro e uso constante de canudinhos também podem causar as rugas ao redor dos lábios. Dormir de lado ou sob o rosto também faz com que linhas apareçam. Com o tempo, essas linhas podem se transformar em rugas permanentes.

Alimento, seu melhor remédio!!

Os alimentos são essenciais para a vida e devem ser ingeridos de forma consciente para repor perdas ou para suprir necessidades. Você sabia que existem alimentos que  fazem rejuvenescer e outros que contribuem para um envelhecimento mais precoce? Aumentando a ingestão de Antioxidantes iremos combater o “bombardeio”diário que recebemos dos radicais livres. Os radicais livres desempenham papel central nos eventos que desencadeiam o envelhecimento da pele. Alteram os ciclos de renovação celular, causam danos ao DNA que promovem a liberação de mediadores pró-inflamatórios, que, por sua vez, desencadeiam doenças inflamatórias ou reações alérgicas na pele… Com o avançar da idade, a imunidade diminui, aumentando a incidência de infeções e tumores. Esse estresse oxidativo celular causa a degradação do colágeno gerando deterioração estrutural. A frase de Hipócrates: “Que o seu alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento!” , nunca esteve tão atual.

Água, fonte de vida!!

O ser humano é composto por aproximadamente 60% de água e essa porcentagem diminui no envelhecimento, o que é agravado pela diminuição da sede nos idosos. Portanto, se quiser uma pele mais hidratada, não se esqueça de beber água! Beba no mínimo dois litros de água por dia. A ingestão de água hidrata o organismo e facilita a eliminação de toxinas que contribuem para o envelhecimento da pele.

Comentários