Você já parou para refletir sobre o ano que passou: nos seus erros e acertos, nos momentos angustiantes, se soube aproveitar seus dias e se teve tempo para as pessoas que ama? 

É com base nessa reflexão que as resoluções de ano novo tomam forma. 2020 chegou e trouxe consigo a mudança de década, a certeza de que podemos fazer com que este ano seja diferente e especial. 

Desejar viagens, bens materiais e sucesso profissional é importante, mas nada disso será possível se seu corpo e sua mente não estiverem em sintonia e em paz. Por isso, vamos fazer um combinado? Sua primeira resolução de 2020 será cuidar da saúde, do seu bem-estar e da sua mente. 

Temos certeza que o restante virá como consequência! E, como consequência, vamos te ajudar a começam bem 2020 com 7 dicas simples de meditação.

1. Apenas comece

Não pense que a meditação é exclusiva para um determinado perfil de pessoa e que você não se encaixa nele. Muito pelo contrário. A meditação pode ser feita por absolutamente qualquer pessoa e em qualquer lugar. Portanto, apenas comece! Depois você começa a sentir os benefícios.

2. Sente por apenas dois minutos

Para começar, sente-se por apenas dois minutos por dia, durante uma semana. É bastante fácil e não precisa de esforço nem tempo para isso.

3. Crie um hábito

Faça com que a meditação se torne um hábito em sua vida, sem deixá-la em segundo plano quando achar que outros afazeres são mais importantes. E para que não procrastine durante o dia, escolha meditar todas as manhãs, logo ao acordar. 

Se você for do tipo que se esquece facilmente das coisas, deixe um lembrete no celular ou um papel ao lado da cama com o aviso “meditar”. Assim não terá desculpa.

4. O “como” não importa

Quando se fala em meditação, a maioria das pessoas se pergunta como fazer isso, qual o lugar apropriado e teme não estar fazendo do jeito certo. Fica a dica: não se prenda ao “como”, apenas faça.
Você pode começar sentando em uma cadeira, no sofá, na sua cama ou até mesmo no chão, de pernas cruzadas. No início, como são apenas dois minutos, o lugar é o que menos importa.
Por mais que surjam inúmeros pensamentos durante o processo, não desanime e deixe que eles fluam sem julgamento. Depois, para permanecer mais tempo confortável, você vai encontrando lugares que considera mais apropriados.

5. Conte suas respirações

Quando estiver acomodado, tente voltar sua atenção para sua respiração. Repare no movimento que seus pulmões fazem quando vem a respiração, e quando ela vai. Preste atenção somente a esse processo. 

É claro que sua mente vai se distrair e, quando isso acontecer, apenas volte a prestar atenção na sua respiração. Recomece a contagem: “um”, “dois”, etc. Por quantas vezes for preciso.

6. Receba bem os pensamentos positivos

Se vierem à mente pensamentos e sentimentos positivos durante a meditação, veja-os como amigos. Sorria, agradeça! 

7. Não se preocupe com o progresso

Você pode achar que nada está acontecendo, mas isso não significa que não esteja progredindo. É difícil prever a evolução da sua prática de plenitude, mas com o tempo passará a notar mudanças saudáveis para sua mente e bem-estar.

Essas são algumas dicas simples – e importantíssimas – para quem quiser aderir à meditação e incluir em sua vida benefícios como alegria, amor, compaixão, coragem e resiliência. 

A meditação não é mágica, não resolverá seus problemas da noite para o dia, mas te ajudará a ter um ano mais leve e feliz. Apenas faça, repetidamente, todos os dias. E nos conte o resultado no final de 2020! Feliz ano novo!