Vocês já ouviram falar em óleo de hortelã? Para quem não conhece, é um óleo essencial que tem sido bastante usado ultimamente por causa de suas propriedades e versatilidade. 

O produto traz benefícios para a saúde e bem-estar porque auxilia em doenças do trato digestivo e melhora a circulação, mas também é usado em aromaterapia e procurado para deixar pele e cabelo bonitos e saudáveis.

Antes de explicar suas propriedades e benefícios, no entanto, vale a pena diferenciar o óleo de hortelã do óleo de hortelã-pimenta, pois ambos são encontrados no mercado.

Hortelã ou hortelã-pimenta?

Em lojas que comercializam produtos naturais, sejam físicas ou online, você vai encontrar ambos os tipos de óleo: o de hortelã e o de hortelã-pimenta, que é a menta. Como ambas espécies apresentam benefícios semelhantes para a saúde, na prática não fazem tanta diferença. 

O princípio ativo das duas plantas, o mentol, é o mesmo. O que as difere é que a hortelã-pimenta (menta) parece ser um pouco mais eficaz, ou seja, pode trazer resultados mais rapidamente. A hortelã comum deve ser usada por aquelas pessoas mais sensíveis às ervas e para tratar condições mais amenas de saúde.

Um toque refrescante

Sanadas as dúvidas quanto às diferenças nas nominações, é importante explicar que o óleo de hortelã é extraído das folhas da hortelã por um processo de destilação a vapor seguido de prensagem a frio. Isso para que sejam preservados todos os componentes ativos.

Bem como todos os produtos feitos a partir da hortelã, como chá, sorvete, etc., o aroma é bastante característico por ter um toque refrescante. O óleo pode ser incolor ou amarelo/verde pálido. 

Como contém substâncias como L-carvona, pulegona, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina D, magnésio, ferro, sódio, potássio e vários componentes antioxidantes, a hortelã é forte aliada para quem quer cuidar da saúde. Vamos listar 4 benefícios que o óleo de hortelã traz ao organismo!

Melhora a respiração

Na aromaterapia, a inalação do óleo de hortelã ajuda a desobstruir as narinas e limpar as vias aéreas. Além disso, também elimina o muco e diminui a congestão nasal. Por isso é indicado para tratar sintomas da gripe, resfriado, sinusite, asma, tosse e bronquite.

Alivia dores

Por apresentar propriedades analgésicas, o óleo de hortelã atua como relaxante muscular natural. Ao relaxar a musculatura e melhorar a circulação respiratória, a hortelã propicia melhor transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo, incluindo a cabeça. O óleo de hortelã ajuda, portanto, no alívio de dores de cabeça causadas por tensão.

Funciona como tônico capilar

O óleo de hortelã possui diversos nutrientes que auxiliam na prevenção da queda e no estímulo dos folículos capilares. Dessa forma, promove um crescimento saudável dos fios.

Auxilia no trato intestinal

Uma das principais propriedades da hortelã está relacionada ao trato intestinal, pois a erva é consagrada no tratamento da síndrome do intestino irritável e da gastrite. Adicionar gotas de óleo de hortelã em um pouco de água e beber após as refeições ajuda no processo digestivo.

Além desses benefícios, o óleo de hortelã é capaz de aliviar sintomas de alergias, estimular o metabolismo, aumentar a energia e o desempenho físico, melhorar o humor e repelir insetos.

Como usar?

O modo de uso varia conforme seu objetivo, mas pode ser topicamente sobre a pele, ingerindo ou fazendo uso inalatório. Para aliviar problemas digestivos, respiratórios, alergias e cólicas, o recomendado é diluir 1 ou 2 gostas de óleo de hortelã em um copo com água morna ou em temperatura ambiente e tomar.

Já quem tem pretende fazer uso inalatório, basta colocar 1 ou 2 gotas de óleo de hortelã em um difusor, umidificador de ambientes ou em um bule com água e inalar.

O óleo de hortelã é fácil de ser encontrado, traz inúmeros benefícios à saúde e pode ser usado de diversas maneiras. Como o óleo de hortelã é mais leve que o óleo de hortelã-pimenta, o indicado é começar por ele. Ainda assim, irritações ou reações alérgicas podem ocorrer. Por isso, tenha cuidado e procure um médico se for necessário.