Uma das histórias mais surpreendentes relacionada aos benefícios da Alimentação e Estilo de Vida na Longevidade é a do chinês Li Clihing Yuen.

Apesar de na sociedade ocidental este fato não ser reconhecido, antigos registros chineses relatam que ele atingiu a respeitável idade de 256 anos (1677-1933).

Li Ching Yuen foi um mestre chinês, herbalista e praticante de Chi Kung. Uma das poucas informações que temos de sua vida é que nasceu na província de Sichuan na China, e lá também morreu. Aos 10 anos já era alfabetizado e já tinha viajado para diversos lugares em busca de ervas para colher.

Em 1930 o diretor do Departamento de Educação da Universidade de Chengtu, Professor Wu Chung-Chieh encontrou alguns registros do Governo Imperial Chinês em 1827, dando os parabéns para Li Chung Yuen em seu aniversário de 150 anos.

Em seu livro “Ancient Secrets of Youth” Peter Kelder conta a história de Li Ching Yuen. Ele refere que seus segredos de Longevidade incluiam a prática de Pa-Kua e Chi Kung, que se constituem de exercícios de respiração, movimentos coordenados com sons, e recomendações sobre a alimentação e o uso de ervas medicinais.

Um artigo publicado na revista Time intitulado “Tartaruga-Pombo-Cão”, revelou a resposta do Mestre Li Ching Yuen sobre qual o seu segredo para conquistar uma vida tão longa.

Conselhos do Mestre Li para uma vida Longa:

Sente-se como uma Tartaruga.

Mantenha o coração calmo e quieto e a mente tranquila como de uma Tartaruga, independente do que ocorre ao seu redor. Um dos segredos para adquirir a calma, serenidade e paz interior é a prática da Meditação. A meditação aumenta a resiliência ao stress e a boa função cardiovascular e saúde mental. A quietude e o equilíbrio promovem o rejuvenescimento.

Ande como um pombo.

Ande rapidamente e com Alegria como os Pombos. Movimente-se frequentemente e com ritmo. Mantenha corpo, coração e mente em atividade, mas sem excesso. Com disposição e sem exageros. O equilíbrio entre o descanso e a atividade física prazerosa é um dos segredos da boa saúde física e mental. Mestre Li costumava fazer longas e contemplativas caminhadas.

Durma como um cão.

Tenha um sono profundo e reparador. Não se apegue a nada que cause ansiedade. Perdoe, não guarde rancor. Não fique preso a mágoas do passado e esteja mais no presente. Assim, quando for dormir, não ficará remoendo pensamentos e terá um sono mais tranquilo. Dormir bem fará com que você acorde renovado e bem-disposto para o novo dia.

Mestre Li dormia cedo e acordava cedo respeitando o ciclo circadiano da natureza e do corpo: Despertar com a luz e repousar no escuro.

Alimentação.

Durante toda a sua longa e saudável vida, Li Chung Yun alimentou-se de vegetais crus e era usuário de ervas e plantas medicinais como a Centella Asiática, Ginseng e Alho. Também bebia frequentemente chá de Goji Berry.

Li Ching-Yuen passou a maior parte da vida nas montanhas. O general Yang Seng, membro do Exército Nacional Revolutionário chinês, também pesquisou a vida de Li e o retratou quando tinha 250 anos. Ele escreveu o seguinte relato: “Sua visão era perfeita e sua pele firme. Li tinha sete pés de altura, unhas muito longas e compleição forte.”

O recorde oficial mundial da longevidade é ocupado por uma francesa Jeanne Louise Calment, que faleceu em 1997 com 122 anos de idade.

É pouco provável que algum dia seja reconhecido o fato de que esse “homem de sorte”, como é reconhecido, tenha vivido até os 256 anos. Mas, se vier a acontecer, ele com certeza será lembrado como a pessoa mais longeva do mundo inteiro.