fbpx

O que é a alimentação macrobiótica?

O que é a alimentação macrobiótica?

A busca pelo equilíbrio é o ponto-chave da alimentação macrobiótica. Alimentos Yin & Yang seguem a mesma filosofia espiritual e refletem no comportamento da pessoa.

De tempos em tempos surgem métodos revolucionários que prometem corrigir hábitos alimentares de um dia para o outro, porém em raríssimos casos estas medidas são acompanhadas por orientações médicas e nutricionais, podendo provocar diversos males à saúde de homens e mulheres em todo o mundo. Mas, algumas ideias realmente fazem diferença na vida das pessoas a médio e longo prazo, como no caso da alimentação macrobiótica.

Baseada na teoria do yin & yang (negativo e positivo), a alimentação macrobiótica visa o equilíbrio em si e em todos os sentidos da vida da pessoa, sendo composta por uma base rica em cereais integrais, frutas, leguminosas e legumes. Entre os alimentos mais comuns e indicados dentro de uma dieta macrobiótica, vale a pena destacar arroz integral, feijão, algas marinhas, entre vários outros que você confere no final deste post. Com este equilíbrio, a alimentação macrobiótica objetiva o bem-estar no dia a dia e a manutenção da saúde pessoal.

Outro diferencial da alimentação macrobiótica é que se trata de uma ideologia que dispensa o consumo de alimentos que possuam origem animal. Todavia, esta restrição deve ser feita aos poucos para que o organismo se acostume com outros tipos de alimentos. Além disso, alimentos processados, enlatadas ou congelados também devem ser riscados de sua lista de supermercado.

Benefícios da alimentação macrobiótica

A alimentação macrobiótica beneficia a pessoa de uma maneira geral, pois visa o equilíbrio na alimentação e o reflexo desta no estilo de vida. Neste caso, ao selecionar alimentos que despertam um lado mais impaciente, agressivo e dominador (yang) é preciso equilibrar com alimentos que relaxem a pessoa (yin). Ao optar pela alimentação macrobiótica, a tendência é que a pessoa se torne mais tranquila com o passar dos meses, pois seu organismo e pensamento estão equilibrados.

Outro benefício, agora mais voltado à saúde da pessoa em si, é que a alimentação macrobiótica apresenta muitos alimentos ricos em fibras, o que influencia diretamente na prevenção de doenças e para o funcionamento adequado do intestino. Mesmo com estes benefícios, é sempre indicado realizar consultas ao nutricionistas e médicos antes de tomar qualquer decisão.

Alimentos Yin & Yang

Alimentos Yin: centeio, aveia, milho, cevada, berinjela, tomate, pimenta, pepino, espinafre, alcachofra, abóboras, cogumelos, ervilhas, beterraba, alho, couve-flor, lentilhas, pescado, porco, vaca, iogurte, natas, manteiga, margarinas, frutos, mel, açúcares, café, vinho, cerveja, chá verde, pimenta, refrigerantes.

Alimentos Yang: arroz, trigo, alface, repolho, alho-porro, grão-de-bico, rabanete, nabo, cebola, salsa, cenoura, agrião, linguado, atum, salmão, camarão, sardinhas, pato, peru, ovos, leite, queijos, amêndoa, azeitonas, óleos vegetais não refinados, alecrim, vinagre, mostarda, baunilha, açafrão, sal marinho não refinado.

Comentários