fbpx

Intolerância a lactose

Intolerância a lactose

Pessoas que têm intolerância à lactose não produzem a enzima lactase em quantidade suficiente. Saiba como driblar esse problema.



Você sente que ao tomar leite ou comer algum alimento à base de leite, seu estômago fica inchado, com cólicas e desconforto estomacal? Isso pode ser intolerância a lactose. Muita gente não sabe que possui esse problema e não associa esse mal-estar à ingestão de leites e derivados.

A intolerância à lactose é a incapacidade que o corpo tem de digerir a lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. No caso o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas e convertê-las em glucose e galactose.

Não há uma maneira conhecida de prevenir essa tolerância, mas tem como aliviar seus sintomas, como substituir o leite convencional por produtos com baixo teor ou livres de lactose.

Hoje em dia os produtos com baixo teor ou livres de lactose não apresentam perda de cálcio, deixando seus pacientes mais aliviados em relação a futuras doenças relacionadas a sua falta. Porém é essencial a ingestão de alimentos que tenham mais cálcio (folhas verdes, ostras, sardinhas, salmão enlatado, camarão e brócolis).

Referências:

Téo, Carla Rosane Paz Arruda. “Intolerância à lactose: uma breve revisão para o cuidado nutricional.” Arq. ciências saúde UNIPAR 6.3 (2002): 135-140.

Mattar, Rejane, and Daniel Ferraz de Campos Mazo. “Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular.” Rev Assoc Med Bras56.2 (2010): 230-6.

de Oliveira, Cybelle Pereira, and João Andrade da Silva. “Leite fermentado probiótico e suas implicações na saúde.” Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 6.3 (2011).

Comentários