Todo mundo sabe que é importante tomar água – e bastante! Seja porque o médico recomendou, o personal trainer orientou ou até mesmo a mãe puxou a orelha.
E um só copo não é suficiente, não! A quantidade de água que precisamos ingerir é variável, mas para suprir todas as necessidades do nosso organismo, o ideal é que sejam consumidos 2 litros de água. Todos os dias.

Fazendo as contas em medidas caseiras, são aproximadamente oito copos de água por dia! Mas você sabe exatamente em quais aspectos a hidratação é benéfica para sua saúde e bem-estar? Vamos listar pelo menos 7 motivos para você ter certeza, de vez, da importância da água na sua vida.

Regula a temperatura do corpo

Quando o clima está muito quente ou quando há prática de exercícios físicos – independente do tipo e intensidade – a água é liberada pela transpiração para regular a temperatura do corpo e evitar alterações térmicas brutas em nosso corpo.

Absorção e transporte de nutrientes

A água ajuda na absorção de nutrientes e glicose e faz o transporte deles, pela corrente sanguínea, para as diversas partes do corpo. 

Emagrecimento

A água é responsável por colocar os rins para trabalhar e, por isso, reduz a retenção de líquidos. Além disso, traz sensação de saciedade – ou seja, ingerir 2 ou 3 copos de água antes das refeições ajuda a controlar o apetite e, o que é melhor, não tem calorias!

Previne cãibras

As cãibras aparecem por causa de um desequilíbrio na quantidade de água nos músculos, causando uma contração voluntária. Beber água regularmente, portanto, ajuda no bom funcionamento das células musculares.

Protege os olhos

Os olhos são muito sensíveis à desidratação, então manter o organismo com altos índices de água ajuda a proteger os olhos do ressecamento que pode levar a doenças oculares como inflamações e infecções.

Melhora o funcionamento do intestino

Para quem não está com o intestino funcionando muito bem, a ingestão de água auxilia na lubrificação das paredes intestinais, evitando constipação e formação de gases.

Mantém a pele bonita

Quando há falta de água no corpo, o primeiro órgão a sentir é nossa pele, que fica flácida e sem viço. Além da água promover a revitalização das células e mucosas, deixando a pele hidratada e firme, ela também favorece a excreção de toxinas.

Se esses 7 motivos não foram suficientes para te convencer a beber mais água, a lista de benefícios é ainda maior: protege o coração, controla a pressão sanguínea, protege contra pedra nos rios, aumenta a resistência física, entre outros.

Fique atento e não espere ter sede para beber água. Sinal de alerta, a sede só aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já está muito abaixo do desejado. Então tome água com frequência. É hábito! E garantia de saúde e bem-estar!

Tenha uma boa semana! Com bastante água!