fbpx

Descubra os benefícios do Ômega 3

Descubra os benefícios do Ômega 3

Homens e mulheres que consomem alimentos ricos em ômega 3, como peixes, apresentam saúde melhor e maior resistência contra problemas cerebrais e cardiovasculares.

Certamente você já ouviu falar que o ômega 3 garante muitos benefícios à saúde. De fato, esta gordura poli-insaturada pode fazer grande diferença para a saúde cerebral e cardiovascular de homens e mulheres. Alimentos como alguns tipos de vegetais e também determinados animais marinhos, como os peixes, apresentam boa quantidade de ômega 3 que contém ácido eicosapentaenoico (EPA), ácido alfa-linolênico e ácido docosahexaenoico (DHA).

Entre os principais benefícios do ômega 3, a gordura presente atua com mais força sobre as células do organismo, provocando um melhor funcionamento. Já na questão cerebral, alimentos ricos em ômega 3 contribuem para formação da bainha de mielina… Mas o que isso significa? A influência do ômega 3 no cérebro garante melhor funcionamento dos neurônios para pessoas de todas as idades. Além disso, a substância também auxilia nos estímulos que o cérebro envia para a vista humana, contribuindo também para melhoria da visão.

Ômega 3 faz bem para o coração

Ao ingerir alimentos com ômega 3, a pessoa estará consumindo o ácido eicosapentaenoico (EPA), que por sua vez, tem a capacidade de diminuir as atividades das plaquetas do sangue. Com isso, é uma ajuda direta para combater coágulos de sangue que podem se agravar com o tempo, provocando entre outros males, infartos e derrames. Além disso, o ácido docosahexaenoico (DHA) atua contra arritmias cardíacas e ainda por cima estabilizam a atividade elétrica no coração.

Para mulheres que desejam ter filhos, o consumo de ômega 3 também diminui os ricos de doenças cardiovasculares em até 50%. O estudo foi feito com mulheres em idade reprodutiva (30 anos na média) pelo Statens Serum Institut da Dinamarca. Já outra pesquisa feita com o sexo masculino, apontou 44% menos chances de infarto em homens que possuem um nível maior de ômega 3 no sangue. Estes últimos dados foram divulgados pelo Physician’s Health Study dos EUA.

Referências:

Martin, Clayton Antunes, et al. “Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos.” Rev. Nutr 19.6 (2006): 761-770.

Kris-Etherton, Penny M., William S. Harris, and Lawrence J. Appel. “Fish consumption, fish oil, omega-3 fatty acids, and cardiovascular disease.”circulation 106.21 (2002): 2747-2757.

Simopoulos, Artemis P. “Omega-3 fatty acids in inflammation and autoimmune diseases.” Journal of the American College of Nutrition 21.6 (2002): 495-505.

Comentários