fbpx

Combata as doenças crônicas com exercícios físicos simples

Combata as doenças crônicas com exercícios físicos simples

Praticar exercícios físicos, hoje em dia, é essencial para manter a saúde em dia, combater doenças crônicas e manter a longevidade. Porém, para os portadores de doenças como obesidade, hipertensão, artrose e osteoporose, sempre há alguma desculpa quando o assunto é esse. O que eles não sabem é que essa prática é muito benéfica para tratar a doença. Veja abaixo quatro dicas para deixar a desculpa de lado e correr atrás de uma vida mais saudável:

Obesidade: A obesidade provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas doenças e pode causar a morte precoce… Portanto, deve ser tratada rapidamente.  Para quem sofre dessa doença, o ideal é praticar atividades físicas durante 5 vezes na semana. Essas atividades devem então ser individualizadas e respeitar as características físicas e clínicas de cada um, considerando suas individualidades. O ideal é fazer caminhadas, dançar em casa, andar de bicicleta, ou até mesmo se exercitar com a ajuda de vídeos. Lembrando que a reeducação alimentar associada a pratica de atividade física e o auxílio de um médico, são essenciais para uma vida saudável.

Hipertensão Desde que esteja controlada e os exercícios sejam ajustados conforme o desempenho individual, qualquer pessoa com hipertensão, pode e deve praticar exercícios físicos. São recomendadas três sessões de treinamento aeróbico por semana, com intensidade de 60 á 80% da frequência cardíaca máxima em uma duração de 30 á 40 minutos. Já no caso da musculação é recomendado exercitar um braço e uma perna de cada vez, pois os músculos podem comprimir demais os vasos. Ao perceber que enquanto pratica exercícios você está prendendo a respiração, pare e veja que você já chegou ao seu limite, pois o simples fato de segurar o ar já joga a pressão para o alto.

Osteoporose A osteoporose representa a diminuição acentuada da densidade óssea. A estrutura perde muita massa em comparação com o osso saudável e com isso diminui a resistência. Fazer musculação ajuda a aumentar a força e a resistência, ajudando assim a melhora na densidade óssea. A caminhada também é muito benéfica para quem sofre dessa doença, pois com o impacto das passadas regulares estimula a produção de massa óssea, com a virtude de causar menos fraturas por estresse do que a corrida.

Artrose A realização de atividades físicas pode reduzir a dor, melhorar a função, humor e a qualidade de vida de adultos com artrose. O ideal é a prática de no máximo duas horas por semana de exercícios aeróbicos moderado, e uma hora de atividade aeróbica com intensidade vigorosa. Especialistas também sugerem exercícios de fortalecimento muscular duas ou mais vezes por semana ou exercícios balanceados três vezes por semana. E lembre-se: praticar atividades físicas é sinônimo de longevidade e saúde. Então divirta-se conforme os seus limites.

 

Referências: http://www.scielo.br/pdf/rbr/v44n6/09.pdf http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pthttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007000400015 http://www.scielosp.org/pdf/csp/v25n3/06.pdf http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=452654&indexSearch=ID http://www.scielo.br/pdf/rbme/v10n5/v10n5a02 http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=123413&indexSearch=ID

Comentários