A principal causa das rugas é a perda do colágeno devido ao processo natural de envelhecimento, ou seja, faz parte da vida normal do ser humano. Porém existem hábitos que podem acelerar esse processo.

Antes de falar sobre esses hábitos, vamos explicar sobre os principais tipos de rugas.

Rugas de Expressão

Pessoas que fazem muitos movimentos faciais para se comunicar, acabam adquirindo esses sinais de expressão. Geralmente localizam-se na testa, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos.

Rugas finas

Essas rugas são aquelas pequenas linhas paralelas que desaparecem quando a pele é esticada. Esses tipos de rugas estão ligadas à perda de colágeno. São mais frequentes em pessoas que possuem peles bem claras e com idade superior a 30 anos.

Rugas profundas

São consequências do envelhecimento natural das células. Fatores externos também podem provocar esse tipo de rugas. Geralmente surgem devido à perda significativa de colágeno e afinamento da derme. Mais comum em pessoas a partir dos 45 anos de idade.

Rugas gravitacionais

São causadas principalmente pela redução das fibras colágenas e elásticas. Surgem juntamente com a flacidez muscular, acarretando em sobras de pele. São mais comuns a partir dos 60 anos, mas podem surgir através de fatores externos.

Boa agora que sabemos quais são os tipos de rugas vamos aos 8 hábitos do dia a dia que podem acelerar o processo de aparecimento das rugas.

1. Dormir pouco ou dormir mal

Exatamente durante o sono que os hormônios rejuvenescedores são produzidos, como por exemplo a melatonina e o hormônio de crescimento. Consequentemente uma noites mal dormidas afetam a renovação celular.

2. Ter uma má alimentação

Ter péssimos hábitos alimentares acelera o processo de aparecimento das rugas. É fundamental seguir ter uma dieta equilibrada, garantindo assim a saúde e a beleza da pele. Uma alimentação rica em vegetais, frutas, legumes, cereais e hortaliças, pois as substâncias encontradas nesses tipos de alimentos são ótimos antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.

3. Estresse

Situações estressantes afetam o funcionamento do organismo, provocando o aumento dos radicais livres, que causam danos a pele, consequentemente afetando a capacidade de a pele de se renovar.

4. Consumo excessivo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas também promove o aumento dos radicais livres, dificultando a absorção de vários nutrientes.

5. Tabagismo

O tabaco é um grande inimigo da pele. A nicotina age quebrando as fibras colágenas e elásticas, acarretando em uma pele mais enrugada, sem vida.

6. Altos índices de exposição solar

A alta exposição aos raios solares causa o envelhecimento da pele, se manifesta principalmente por meio de manchas, rugas e alteração do tom da pele de forma precoce.

7. Uso exagerado de expressões faciais

Existem pessoas, que mesmo não intencionalmente, acabam contraindo os músculos faciais diversas vezes por dia na hora de se expressar. Com isso acabam se formando na face vincos, que posteriormente podem se transformar em rugas.

8. Não retirar a maquiagem

A maquiagem deve ser retirada antes de dormir, pois ela poderá obstruir os poros, causando danos à pele.

Então para manter a pele bonita, saudável e sem rugas por mais tempo evite esses hábitos.

Para saber mais sobre saúde, beleza, longevidade e vida saudável, acesse nosso blog!